Publicado em Deixe um comentário

Comer 10 porções de vegetais por dia reduz risco de morte prematura

Mais um estudo sério chega para reforçar os benefícios de manter uma alimentação saudável, baseada em frutas, legumes e verduras. Se antes o ideal eram cinco porções diárias de vegetais, agora a recomendação é se alimentar com 10 porções de vegetais: frutas, verduras e legumes, o equivalente a 800 gramas. Alimentando-se assim, 0 risco de morte prematura é reduzido em 31%. Ou seja, hoje sabe-se que comer cinco porções diárias de vegetais é bom e 10 é ainda melhor.

Liderados pelo epidemiologista dinamarquês Dagfinn Aune, pesquisadores do Imperial College London fizeram uma revisão sistemática de quase 100 estudos científicos, envolvendo mais de 2 milhões de pessoas no Reino Unido, e publicaram os resultados na revista especializada Internacional Journal of Epidemiology.

O novo trabalho, tornado público no fim de fevereiro, conclui que a ingestão dessas quantidade diária (800g)  esteja associado a uma redução de 24% no risco de cardiopatias, 33% de derrame, 28% de doenças cardiovasculares e 13% de câncer. O estudo calcula os riscos em comparação com não comer habitualmente frutas e verduras.

O trabalho recomenda, portanto, o consumo de 10 porções de 80 gramas de vegetais todos os dias e usa uma banana pequena como exemplo de uma porção. Três colheres de sopa de vegetais cozidos —como espinafre, ervilhas, brócolis ou couve-flor— também constituem uma porção.

A revisão afirma que, se forem confirmados os efeitos que sugerem as associações estatísticas observadas, até 7,8 milhões de mortes prematuras em 2013 poderiam ser atribuídas à ingestão de menos de 800 gramas diários de frutas e verduras.

“Nossas descobertas mostram claramente que devemos comer cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia. Na verdade, há inclusive mais benefícios se você consumir mais do que isso”, explica Aune.

IMG_7328

Mais vegetais, menos doenças

“Com o que sabemos hoje em dia, podemos dizer que maçãs, peras, frutas cítricas, verduras de folha (alface, espinafre…) e crucíferas (brócolis, couve-flor, nabos…) estão associados a um menor risco de doença cardiovascular e mortalidade prematura, enquanto as amarelas e verdes (abóbora, cenoura, abobrinha, tomate…) e de novo as crucíferas estão associadas a um menor risco de câncer em geral”, explica Aune, do Imperial College de Londres.

Frutas, verduras e legumes reduzem os níveis de colesterol e pressão arterial, além de incrementar a saúde dos nossos vasos sanguíneos e do nosso sistema imunológico. Segundo os pesquisadores, talvez isso seja devido à complexa rede de nutrientes que esses alimentos têm.Por exemplo, eles contêm muitos antioxidantes, que podem reduzir o dano ao DNA e levar à redução do risco de câncer.

(Fontes: El País, BBC e Imperial College London)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *