O óleo de coco ganhou fama nos últimos anos, mas já é consumido em Ilhas do Pacífico e em alguns países asiáticos há milhares de anos, por conta dos benefícios que traz para a saúde e para o corpo. Esqueça promessas de emagrecimento milagroso ou cabelos de propaganda de xampu. Como tudo na vida, deve ser consumido e utilizado com moderação, parte de uma alimentação saudável. Reunimos informações aqui para você entender o que é, como usar e quando usar.

Origem e benefícios 

O óleo de coco é obtido a partir da prensagem da polpa de coco maduro. O que vendemos em nosso empório, da marca Monama, é puro extraído do coco fresco. Já o refinado, é processado a partir do coco seco.

O óleo de coco é uma gordura saturada de ótima qualidade, rica em ácido láurico (excelente para o sistema imunológico com propriedades antivirais, antibióticas, e antifúngicas) e ácidos graxos de cadeia média (que ajudam na digestão e queima de gordura, na atividade do cérebro e a mudar o perfil do colesterol no sangue). Também é um excelente hidratante pra pele e cabelo.

Na cozinha

Como aguenta altas temperaturas sem perder as suas propriedades ou se transformar em gordura ruim, o óleo de coco é uma boa opção para cozinhar ou fritar alimentos. Também pode ser usado para untar formas e panelas. Só lembre-se que ele deixa um sabor de coco na comida.
Outra opção de uso é como ingrediente em receitas como um purê de abóbora para refogar o espinafre e até num sorvete de banana congelada.

No corpo
Além de hidratar o corpo e o cabelo também pode ser usado para minimizar irritações na pele.
No cabelo: após o banho, aplique o óleo de coco em todo o comprimento do cabelo (menos na raiz), faça uma trança e vá dormir. Para não sujar o travesseiro, pode forrá-lo com uma toalha. No dia seguinte é só enxaguar e ver o resultado.
Na praia: faça uma mistura caseira com água mineral filtrada e óleo de coco. Coloque uma medida de água mineral para uma de óleo de coco em um vidrinho spray. Você produzirá uma solução bifásica. Chacoalhe-a e aplique no comprimento do cabelo antes e depois do banho de mar para proteger os fios.
No corpo: junte uma medida de óleo de coco com uma do hidratante que você costuma usar e aplique. O óleo de coco irá potencializar a ação hidratante do creme.

Fontes:
Monama Orgânicos, Bela Gil, Revista Marie Claire, Chic Glória Kalil)