Ao contrário do que muita gente pensa, uma boa higienização nos vegetais não elimina os agrotóxicos contidos nele, pois o veneno entra no alimento e atinge sua polpa pela raiz e pelas folhas, não só pela casca. Retirar a casca (que contém muitos nutrientes, é sempre bom lembrar) e fazer uma lavagem cuidadosa e caprichada nos alimentos cultivados com agrotóxicos até pode remover alguns resíduos superficiais, mas não garante a descontaminação total dos alimentos produzidos com produtos químicos. Portanto, não existe banho de iodo, bicarbonato de sódio ou uso de qualquer outra substância segura e eficaz para a retirada total do veneno,

Vale lembrar que a higienização dos vegetais é importante tanto para aqueles produzidos com agrotóxicos como para os orgânicos. No processo, que detalhamos abaixo, são eliminados resíduos de terra, insetos e bactérias.

O procedimento mais seguro é lavar em água corrente e escovar a casca do alimento caso seja mais rígido. Depois, deixar em um banho com vinagre, que ajuda a descolar os microorganismos que ficam na superfície. Por fim, deixar de molho em uma solução com hipoclorito de sódio (ou água sanitária), para a desinfecção. Colocar a lavagem minuciosa na rotina doméstica dá preguiça, mas garante a segurança alimentar.