Lasanha vegetariana com recheio de abobrinha

Difícil encontrar quem não goste de lasanha! Já postamos aqui uma receita de lasanha onde a massa é substituída pela abobrinha. Desta vez, a gente foi atrás de uma mais tradicional, mas com legumes no recheio. Encontramos essa Lasanha Vegetariana com Abobrinha e Pesto de Manjericão no blog Vai Comer o Quê? que é todo caprichado e tem receitas de dar água na boca. Para quem preferir ver em vídeo, clique aqui.

Para o pesto:

300g de manjericão

1/2 xícara de pinoles ou outra noz da sua preferência

1 xícara de azeite

1/2 xícara de parmesão ralado

Sal e pimenta do reino à gosto

Como Fazer:

Em um processador ou liquidificador, triture o manjericão com os pinoles, sal e pimenta. Adicione o azeite aos poucos. Por último, misture o queijo e reserve o pesto para a montagem.

Para o recheio:

1 kg de abobrinhas em cubos

5 tomates em cubos

1 cebola grande em cubos

Sal e pimenta do reino à gosto

Como Fazer:

Em uma frigideira aquecida com azeite, refogue a cebola até que murche. Acrescente as abobrinhas e refogue. Junte o tomate e cozinhe até que as abobrinhas estejam macias. Desligue o fogo e misture o pesto.

Para a montagem:

450g de massa de lasanha

2 xícaras de molho de tomate

340g (3 xícaras) de queijo mozzarella ralado

100g de queijo parmesão ralado

Tomatinhos para decorar

Como Fazer:

Em uma assadeira, coloque 1 xícara de molho de tomate e espalhe. Monte as camadas espalhando a massa, o recheio e o queijo. Por cima da última camada de massa, espalhe o molho de tomate restante e o queijo parmesão. Cubra com os tomatinhos e leve para assar em forno preaquecido a 180 C por 45 minutos. Deixe descansar por no mínimo 5 minutos antes de cortar as fatias.